Vetoriais e Raster

Cartas Náuticas Digitais

A produção de cartas náuticas digitais, a partir da década de 90, possibilitou um avanço significativo no desenvolvimento de sistemas de navegação e tráfego aquaviário.

As cartas digitais, que podem ser do tipo raster e vetorial,  são utilizadas por sistemas de navegação em ambiente computacional.

Uma característica comum a ambos os formatos de cartas digitais é o georeferenciamento, ou seja, cada ponto da carta é identificado por uma latitude e uma longitude.

 

Cartas Raster

As cartas raster são representadas por imagens tipo BITMAP, idênticas às cartas em papel. A Marinha do Brasil produz e disponibiliza gratuitamente através do seu site, cartas raster no formato NOAA-BSB, de grande parte do seu catálogo de cartas.

Fora o georeferenciamento, a carta raster não provê nenhuma outra informação adicional quando comparada à carta náutica de papel.

Estas cartas são totalmente compatíveis com os sistemas náuticos produzidos pela Cash e podem ser utilizadas sem custo adicional em qualquer um deles.

Para a correta utilização destas cartas, deve ser adotado o datum WGS-84 tanto no receptor GPS quanto no aplicativo de visualização/manipulação das cartas.

Os sistemas desenvolvidos pela Cash voltados para o segmento náutico, já estão configurados para trabalhar com datum WGS-84.

A utilização das cartas Raster não dispensa o uso concomitante das cartas naúticas em papel, atualizadas até o último Aviso aos Navegantes.

A Cash também dispõe de cartas raster de algumas hidrovias brasileiras, como as do rio Solimões e do rio Madeira, ainda não disponibilizadas pela Marinha do Brasil.

 

Cartas Vetoriais

As cartas náuticas vetoriais, também conhecidas como cartas náuticas eletrônicas, são compostas por mais de uma centena de camadas de objetos.

Cada camada representa um elemento, como água, terra, batimetria, isolinhas, luzes, faróis e muitos outros.

A sobreposição de todas as camadas existentes formam a imagem completa de uma carta náutica vetorial, que é mais agradável e menos poluída, visualmente, do que uma carta raster.

Sistemas que manipulam cartas náuticas vetoriais costumam ser capazes de interpretar e fazer uso das informações contidas nas camadas que as compõem.

Além disso, também costumam ser capazes de filtrar a exibição de camadas das cartas náuticas, personalizando a exibição das cartas vetoriais.

As cartas náuticas vetoriais oficiais do Brasil são produzidas pela Marinha do Brasil, que já disponibilizou parte do seu catálogo de cartas para comercialização.

Apesar de produzir as cartas vetoriais, a Marinha do Brasil não as comercializa diretamente.

Alternativamente, existem outros produtores de cartas vetoriais, que desenvolvem cartas de todo o mundo.

A Cash é uma revenda de cartas vetoriais de um dos maiores distribuidores mundiais, e comercializa cartas de todo o mundo, sejam de rios ou oceanos.

Nossos sistemas possuem versões capazes de interagir com as cartas vetoriais, interpretando seus elementos e aumentando a segurança da navegação.